O Evento mais importante para o musicoterapeuta brasileiro, mais uma vez, nós musicoterapeutas piauienses nos faremos presentes. Desde o ano de 2000,RS, o Piauí vem sendo representado com a presença e participação de musicoterapeutas, antes, uma solitária, mt Nydia do Rego Monteiro(2003-RN). Depois, ainda estudantes do curso de especialização, Karine Jericó, Lilia-Virgínia Braga, Olga Marques, Rejane Batista, Rodrigo , Simone Assunção e Vanda Queiroz estiveram presentes no Simpósio Brasileiro de Goiania,2006. participando e fazendo cursos, inclusive internacionais.Em 2009, já existindo a AMT-PI, Nydia do Rego Monteiro e Karine Jericó Vieira, estiveram presentes, como presidente e vice-, participando da reunião da UBAM, representando os musicoterapeutas piauienses. (Na ultima hora, mesmo inscrita, Simone Assunção , por problemas de saúde do pai , teve que cancelar viagem.). O Piauí, também teve 3 (tres) trabalhos científicos apresentados oralmente e publicados em anais do Simpósio Brasileiro que aconteceu em Curitiba- Paraná.
A presidente Karine Jericó Vieira , a vice Simone Assunção, a secretária Rejane Batista , assim como as musicoterapeutas Olga Marques e Nydia do Rego Monteiro estarão presentes na XI Reunião Anual da UBAM- União Brasileira das Associações de Musicoterapias a ser realizada dia 11 de outubro.E da Abertura do Simpósio Brasileiro de Musicoterapia.
Assim como também estarão participando das intensas atividades desenvolvidas durante o Simpósio e XI Encontro Nacional de Pesquisa em Musicoterapia.Farão os cursos oferecidos , inclusive com o musicoterapeuta Alemão:
CONVIDADO INTERNACIONAL
DR. THOMAS WOSCH
Thomas Wosch trabalhou por dez anos como musicoterapeuta com psiquiatria de adultos na Alemanha. Foi professor adjunto de Musicoterapia na Universidade de Ciências Aplicadas de Magdeburg e de Stendal / Alemanha por dez anos. Desde 2007 é professor de Musicoterapia em assistência social na Universidade de Ciências Aplicadas de Würzburg e de Schweinfurt/Alemanha. Diretor do Mestrado em Musicoterapia do desenvolvimento e da demência, chefe do último ano da especialização em Musicoterapia no Bacharelado em assistência social e Chefe do projeto de pesquisa “MicroEmotionMusic” nessa mesma Universidade. É o co-editor da Revista Voices; examinador no programa internacional de doutorado em musicoterapia da Universidade de Aalborg/Dinamarca; professor convidado permanente da Universidade de Jyvaeskylae/Finlândia; professor convidado permanente da Universidade Anglia-Ruskin Cambridge/Reino Unido; está desenvolvendo a musicoterapia na Universidade Nacional de Zaporizhzhya/Ucrânia (2000-2011), papers em conferências e professor convidado na Europa, EUA, Austrália/Nova Zelândia e Argentina. Pesquisa de cooperação com o Centro de Excelência “pesquisa interdisciplinar de música” da Academia Finlandesa/ Finlândia; membro do “Forum Musikforschung”, o fórum de pesquisa de todos os 35 pesquisadores musicais nas três universidades da cidade de Würzburg / Alemanha.
CONVIDADOS NACIONAIS
LIA REJANE BARCELLOS
GUSTAVO SCHULZ GATTINO
CLEO MONTEIRO FRANÇA
MUSICOTERAPEUTA PIAUIENSE NYDIA DO REGO MONTEIRO
Teve seu trabalho selecionado e dará mini-curso dia 13/10/12- 8h às 10 h sobre trabalho inédito desenvolvido aqui no Piauí
em Centro de Reabilitação- CEIR-
MUSICOTERAPIA
PARA GRUPO DE BEBÊS E MAMÃES EM CENTROS DE REABILITAÇÃO
RESUMO
:
Este
curso tem como objetivo compartilhar e multiplicar a prática da Musicoterapia
em grupo para bebês e mamães em centros de reabilitação ou instituições que
atendam bebês em tratamento musicoterapêutico. Por ser eficaz, prazeroso e
atingir a um maior número de bebês, esta nova metodologia pode vir a ser uma
maneira mais rápida de estimular e recuperar o atraso
neuropsicomotor-audiomusicoverbal em uma instituição, além de envolver mais
profundamente a mãe no processo. Ao recebermos o bebê já com atraso no desenvolvimento
constatado pela equipe, muitas vezes com outros diagnósticos, realizamos a
avaliação Audiomusicoverbal (Monteiro, 2011) e registramos com sua mãe qual
etapa de sua evolução se encontra antes de iniciar a estimulação através do
atendimento em grupo. Através dela e de vários recursos sonoros e materiais
desenvolvidos em nossa experiência com a professora Dalva Cronenberger
(Teresina- Piauí) com bebês de desenvolvimento normal em aulas de música ao
longo de doze anos, e adaptações realizadas na musicoterapia em grupo de Bebês
do CEIR, preparamos este curso. A experiência clínica comprovada bem sucedida
com grupos de bebês em Centro de reabilitação de alta complexidade- CEIR-
Centro de Reabilitação Física – Teresina- Piauí, da Associação Reabilitar com
atendimento pelo SUS - Sistema Ùnico de Sáude - realizados no ano de 2011 e
2012 nos leva a querer expor esta nova metodologia a nossos colegas. Todos os
bebês tiveram melhoria em sua evolução, registradas nos relatórios apresentados
a equipe. Este curso, aqui proposto será dado de forma prática com vivências,
material teórico e prático, exibição de vídeos e trocas de experiências sobre a
prática clínica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário